Maniva (2025)
Sinopse: Maniva é um documentário que mergulha nas profundas conexões entre o ser humano, a terra e a mandioca, um dos alimentos mais tradicionais e simbólicos da cultura brasileira. Através de relatos pessoais, o filme explora a vida de agricultores e chefes de cozinha, que compartilham suas histórias de amor e dedicação à agricultura familiar e à culinária regional.
Roteiro/ Direção/ Produção: Wesley Prado
Projeto selecionado no Edital Paulo Gustavo de 2023 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Proteção (previsão 2025)
Sinopse: Tarik é um jovem cientista com um futuro promissor que retorna ao Brasil após a morte de seus pais. Ele conhece Zaila e sua família, a moça faz o cientista entrar em uma guerra para a qual ele não está preparado. A cura para uma epidemia e a descrença do cientista no seu Orixá, faz com que ele coloque em risco os planos da família de Zaila.
Josefa (2023)
Sinopse: Josefa é um curta-metragem híbrido sobre Dona Josefa (65), uma migrante cearense que buscou no Rio de Janeiro a oportunidade de um recomeço. O filme costura Josefa a partir de sua geografia cotidiana, sonhos e fé em dias melhores.
Roteiro/ Direção/ Dir. de Fotografia: Wesley Prado
Roteiro selecionado e premiado no 4º Lab Curta da FUNARJ no Rio de Janeiro.
Acesso: IMDB
O Mensageiro (2024)
Sinopse: Um soldado aceita levar uma mensagem de uma presa para sua família. Segue-se, então, a história da relação entre a mãe dessa presa e o soldado, trabalhando sobre a possibilidade de um diálogo em uma situação polarizada. Em ritmo de thriller, a violência é vista a partir das consequências psicológicas nos personagens.
2 º Assistente de câmera: Wesley Prado
Direção: Lúcia Murat
Produção: Taiga Filmes
Acesso: IMDB


Dublê (2023)
Sinopse: Brasil, século XIX. O corpo do príncipe é a medida da imagem. Mas um homem negro é o dublê do príncipe, a quem cabe segurar uma espada para que o pintor faça sua obra.
1º Assistente de câmera: Wesley Prado
Acesso: https://www.instagram.com/cronicasdaretomada/?hl=pt-br
Realizado com apoio do edital Retomada Cultural 2 – Lei Aldir Blanc
Toda Festa! (2022)
Sinopse: Com o intuito de trazer visibilidade ao tema de forma positiva, o curta-metragem documental “Toda Festa!” mostra um novo olhar sobre a vida sexual e afetiva de pessoas que vivem com HIV no Brasil. Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o filme passa por cinco personagens que narram suas experiências e um pouco do seu cotidiano.
1º Assistente de câmera: Wesley Prado
Acesso: https://www.instagram.com/caoazulfilmes/?hl=pt-br
Filme realizado pelo edital Retomada Cultural da SECEC Rio.


Muros da Independência (2022)
Sinopse: O projeto é composto por 3 episódios com 8 minutos cada, que busca reinterpretar pinturas clássicas da independência do Brasil a partir das pistolas de tinta de 3 jovens grafiteiros.
Direção de Fotografia: Wesley Prado
Interiores (2019)
Sinopse: Jonathan é um menino de 7 anos que trabalha como vendedor ambulante na praia com Sandra, 60. Em mais um dia de trabalho conhece Regina, uma professora universitária moradora da região. Jonathan aborda Regina de modo inusitado e, a partir desse encontro, situações íntimas dos personagens são expostas.
Produção: Ana Sanz e Wesley Prado
Acesso: www.facebook.com/interiorescurta
25ª Mostra de Tiradentes
Festival Visões Periféricas 2022
Lambari (2016)
Sinopse: Documentário sobre os impactos afetivos provocados pela lama da Samarco Mineradora S/A – controlada pela Vale S.A e BH Billiton- em moradores de Barra Longa, um dos municípios mineiros mais afetados pelo rompimento da barragem em Bento Rodrigues. Por quatro dias a equipe documentou o cotidiano de moradores do maior desastre ambiental do gênero barragem da história mundial dos últimos 100 anos, tendo como dispositivo a morada e intimidade do pescador João de Freitas.
Apoio: ADUFF
Roteiro e montagem: Wesley Prado
Fotografia: Matheus Plastino e Wesley Prado
Prêmios e seleções
11º ATLANTIDOC – Festival Internacional de Cine Documental de Uruguay, 2017.
34º Festival de Cinema de Bogotá. Mostra Documentário de Meio Ambiente, Colômbia, 2017.
1º Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, Curitiba, Paraná, 2017.
20º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Mostra Panorama Carioca, Niterói e Rio de Janeiro, 2017
24º Festival de Vitória. Mostra Outros Olhares, Espírito Santo, 2017.
Cine’Eco – 22º Festival Internacional de Cinema Ambiental. Menção Honrosa pelo júri da juventude na categoria “Lusofonias Curtas”. Seia, Portugal, 2016.
CineAmazonia – 14ª Edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental. Mostra competitiva de curtas. Porto Velho, Rondônia, 2016.
EcoCine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos. São Sebastião, São Paulo, 2016. Menção Honrosa do júri.
MAUAL – 15º Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina UFMT. Premiado na categoria “Documentário”. Cuiabá, 2016.
Gira (2016)
Sinopse: Jardim Catarina é o maior loteamento urbano da América Latina. Washington é um jovem umbandista criado por uma Mãe de Santo que adotou dezenas de filhos ao longo da vida. Exú é mojubá.
Produção: Wesley Prado
Montagem: Filipe Galvão, Matheus Plastino e Wesley Prado
Aprovado no Edital ELIPSE da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Cesgranrio
Prêmios e seleções
Festival Visões Periféricas, Rio de Janeiro, Brasil, 2017. Menção Honrosa na mostra Cinema da Gema.
14ª edição da MIFEC – Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema, Porto, Portugal, 2017.
Cine Tamoio – I Festival de Cinema de São Gonçalo, 2016. Melhor filme na categoria “Filme Gonçalense”.
UFFilme – mostra de filmes da Universidade Federal Fluminense –UFF (2016)/ Niterói, Brasil. Cinema Odeon, mostra dos filmes selecionados pelo edital Elipse (2016) / Rio de Janeiro, Brasil.